fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Como contratar uma equipe de cozinha?


contratar equipe de cozinha

Informações úteis se você pretende contratar uma equipe de cozinha

O processo de contratação de profissionais para trabalharem na equipe de cozinha de um restaurante é algo que requer, tanto dos chefs, quanto dos gerentes e administradores destes, certos cuidados, já que estamos falando de pessoas que farão parte daquilo que dá base para que este tipo de estabelecimento funcione bem. Assim, entendemos que trata-se de uma tarefa de fundamental importância e que precisa de bastante atenção por parte de quem a está executando.

Se você for uma destas pessoas responsáveis pela contratação da equipe de cozinha de um restaurante, é essencial que você tenha em mente que, ao longo deste processo, poderá se deparar com dois tipos de profissionais: aqueles que estão em começo de carreira, buscando a primeira oportunidade, para colocar em prática toda a teoria que aprenderam, e aquelas pessoas com mais experiência, que já estão há algum tempo no mercado. 

Independentemente do caso ou da situação, é essencial estar preparado para fazer boas escolhas, pois a contratação de bons profissionais para a equipe de cozinha do seu restaurante fará toda a diferença para que você se destaque e ganhe a preferência dos clientes. 

Veja abaixo o que você pode fazer para contratar profissionais qualificados para atuar em seu negócio. 

Dicas para contratar uma equipe de cozinha

Indo direto ao assunto, a seguir vamos compartilhar dicas, que vão te ajudar a descobrir o talento das pessoas interessadas em trabalhar em seu restaurante, observando se realmente são bons profissionais para atuar e integrar a sua equipe de cozinha. 

Continue conosco nessa leitura e confira:

Invista no planejamento das entrevistas

O primeiro passo aqui é investir em um planejamento eficaz das entrevistas que você fará com os candidatos que escolher para conversar nesta etapa. Aqui é importante que você pense em um passo a passo mesmo, que envolva a escolha das pessoas que conduzirão o processo seletivo, quais perguntas serão feitas, a definição dos critérios de seleção, o que você busca em cada profissional, e assim por diante. 

Ao pensar em tudo isso com antecedência, você confere maior agilidade e eficiência ao processo de contratação, que pode seguir para a próxima etapa com mais segurança, 

Testes de seleção

O passo seguinte a ser dado no processo de contratação de pessoal para atuar na cozinha da sua franquia de restaurantes é lançar mão de testes, que vão te ajudar a identificar se o profissional tem ou não as aptidões que você precisa. 

Assim, o primeiro deles que você pode fazer é o teste cego de provas, em que você pedirá que o candidato prove temperos, condimentos, molhos, acompanhamentos, entre outros itens que fazem parte dos pratos que você serve, com o intuito de que ele identifique sabor, textura, aroma e demais elementos. 

Siga adiante e selecione para uma espécie de segunda fase aqueles que identificarem pelo menos 80% de tudo o que lhes foi apresentado na primeira. Nesta etapa, peça que eles realizem a reprodução de uma receita que você vai escolher, dando-lhes o tempo que um profissional já com experiência levaria para prepará-la. 

Além destes testes existem diversos outros, mas o intuito principal é analisar como é a desenvoltura do candidato na cozinha, colocando em prática receitas, em um tempo pré determinado. Se você quiser, pode pedir que reproduzam tanto receitas doces, quantos salgadas. Dessa forma, você conseguirá identificar da melhor maneira possível o talento de cada um, nos variados tipos de gastronomia. 

Conte com um consultor

Em todo este processo de testes e de seleção, algo com o que você pode contar é com o auxílio de um consultor, devidamente habilitado, não só para aplicar tais testes, como também para acompanhar o desempenho do profissional em uma possível terceira fase, em que a pessoa já estará atuando diretamente na produção. 

Ao contar com a ajuda de um consultor, você terá ao seu lado uma pessoa devidamente especializada, que utilizará critérios específicos, para identificar os melhores candidatos, e que também terá como missão ajudar o seu chef de cozinha a observar o trabalho do profissional na terceira fase do teste, analisando se ele se adequa ao perfil do que o restaurante precisa ou não.

Peça indicações 

Seguindo adiante com as nossas dicas, algo que você também pode fazer é pedir a conhecidos e até mesmo a colaboradores que você já tenha contratado indicação de profissionais que eles acreditem se encaixar bem no perfil que você procura, para ocupar as vagas em aberto na equipe que está formando em sua cozinha. 

Ao optar por esta alternativa, você terá ainda mais chances de fazer boas contratações, pois as pessoas ao seu redor já terão uma noção, tanto do perfil que você procura, do ambiente do restaurante, quanto das pessoas que consideram ideais para atuar nos cargos. Sendo assim, contar com indicações vai te ajudar bastante a fazer escolhas realmente qualificadas.

Elabore um guia de contratações

Como dissemos acima, é preciso definir bem o que se deseja encontrar em cada um dos candidatos, para que, dessa maneira, a sua procura seja assertiva e também otimizada. Assim, o caminho que você pode seguir é descrever o que espera de cada um dos cargos em aberto, o perfil do profissional que quer selecionar para a sua empresa, quais habilidades e competências espera que eles tenham, entre outras regras, que te ajudarão a nortear da melhor maneira possível este processo de contratação. 

Investir na elaboração destas regras vai ajudá-lo bastante, principalmente na gestão de pessoas dentro deste segmento, já que ele o índice de turnover nele é um tanto quanto elevado. Sendo assim, quando você segue tais regras em todas as suas contratações, adequando-as sempre que possível, você padroniza os processos seletivos do seu restaurante e os torna ainda mais eficazes. 

Os desafios na contratação de uma boa equipe de cozinha

Quem já atua no segmento há algum tempo já sabe, mas se você está começando agora, é importante entender os principais desafios encontrados no processo de contratação e na hora de montar uma equipe eficiente de cozinha. 

Na verdade, os desafios são inúmeros e diversos, porém, entre os principais e mais recorrentes é possível citar a capacitação e retenção da equipe, algo que envolve o turnover; a falta de planejamento, que incorre em erros básicos, principalmente no início do negócio; a generalização dos nomes dos cargos e postos a serem ocupados no restaurante; levar em conta a opinião de pessoas que não fazem parte da área gastronômica; não dar atenção à dificuldades enfrentadas pelas pessoas dentro da cozinha, entre muitos outros. 

Além de desafios, alguns destes pontos são erros e falhas comumente cometidas, tanto por empresários e administradores de restaurante experientes, quanto por aqueles que estão começando seus negócios agora. 

Assim, observamos que dar a atenção necessária a cada um destes fatores, fará toda a diferença, não só na contratação de uma boa equipe para a sua cozinha, mas também para o sucesso do seu restaurante de uma forma geral. 

Fique de olho em tudo isso e alcance resultados positivos, através do seu negócio!

Agora conta pra gente: qual você acredita que é o maior desafio encontrado no processo de contratação de uma equipe de cozinha? E o que você fez ou faz em seu restaurante para contratar bons profissionais? Comente abaixo e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários sobre o universo das franquias.