Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Negócios com pouco investimento e retorno rápido


Algumas espécies de negócios no mercado, sobre os quais se pode sim investir pouco e obter um retorno rápido.

Negócios: Pouco investimento, alta rentabilidade

Com certeza o título do artigo de hoje expressa bem o que todo empreendedor almeja conquistar, quando assunto é investir em um negócio: que ele demande poucos recursos e traga um retorno financeiro rápido sobre o que foi investido.  Porém, ao se deparar com a realidade, nem sempre isso acontece, fator este que pode fazer desistir até mesmo os mais convictos e determinados dos empresários.

Com isso, ficamos diante de uma das principais lições que se aprendem através da atividade empreendedora, que é se esforçar e se dedicar bastante, mesmo diante de números baixos ou negativos, algo comum, principalmente no início de qualquer empresa. 

Mas mesmo que esta seja uma realidade no mundo do empreendedorismo, e quem está nele sabe que isso acontece com mais frequência do que se imagina, existem algumas espécies de negócios no mercado, sobre os quais se pode sim investir pouco e obter um retorno rápido. 

E como você percebeu, é exatamente sobre este tema que vamos tratar hoje. Continue a leitura e confira quais são eles. 

Ideias de negócios de baixo investimento e rápido retorno

Diante da crise pela qual o nosso país está passando, em que os números relacionados ao desemprego aumentaram de forma significativa, uma alternativa a qual os brasileiros estão recorrendo para driblar esta situação é investindo suas fichas no empreendedorismo. 

Se você se encontra nesta situação ou simplesmente deseja expandir a sua atuação no mundo dos negócios, investindo pouco capital, aqui vão algumas dicas e ideias rentáveis, que, inclusive, podem ser implementadas de imediato. 

Lavanderia de fraldas

A nossa lista de indicações começa por uma oportunidade na área de prestação de serviços. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando que precisam tomar ações concretas para contribuir com a sustentabilidade em nosso planeta. Neste contexto se encaixam muitos pais, que hoje em dia vêm buscando evitar o uso de fraldas descartáveis, pois elas têm um alto impacto no meio ambiente.

A opção que estão fazendo é pelas fraldas de pano, que poluem menos, ou quase nada, por não gerarem lixo. Porém, o que acontece é que a limpeza das mesmas é trabalhosa e acaba fazendo com que os país desistam no meio do caminho. 

Assim, o que você pode fazer é oferecer um serviço que envolva a retirada das fraldas na casa da família que solicitar, e a devolução das mesmas limpas e prontas para serem utilizadas novamente. 

Além de ser um negócio de pouco investimento e que vai te trazer um rápido retorno, você ajudará os pais e o meio ambiente de uma só vez. 

Lava a jato

Outro negócio de retorno rápido que indicamos a você é o de serviço de lava a jato. Para ele você vai precisar encontrar um espaço específico, para acomodar os carros, onde a limpeza tenha a possibilidade de ser realizada, bem como adquirir os equipamentos para a lavagem, que não têm um custo muito alto, girando em torno R$ 2500,00. 

Feito isso, é só iniciar o processo de divulgação, investindo em uma placa, para identificar o local e começar a atrair a clientela. 

Aulas particulares

Esta é uma das atividades mais antigas a qual as pessoas recorrem quando precisam de um dinheiro extra e que até hoje serve como exemplo de negócios com pouco investimento. 

Isso porque para executá-lo você vai precisar investir apenas em um local, que pode ser na sua casa, em um veículo, caso opte por atender na casa do seu cliente, bem como de materiais específicos, de acordo com o tipo de disciplina que você aplicar. 

Pronto, a partir disso, você já pode iniciar a divulgação de seus serviços, que pode ser feita, inclusive, utilizando a internet, mais especificamente as redes sociais. 

Pet sitter e/ou dog walker

Se você gosta de animais e deseja dedicar seu tempo ao cuidado dos bichinhos, duas áreas nas quais você pode investir é em se tornar um pet sitter, ou seja, um profissional que hospeda e cuida de animais ou um dog walker, que é aquele que leva cachorros para passear, salvando os donos dos pets, que não têm tempo para realizar esta atividade. 

Trata-se de um negócio de baixo investimento, porque para ele você vai precisar apenas ter bastante disposição, amor e realizar a divulgação, informando que agora você se dedica a esta atividade. 

Cuidador de idosos

Conforme recente pesquisa, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, e neste contexto, você pode empreender e abrir o seu negócio de retorno rápido, voltado para o cuidado de idosos, já que diversas famílias demandam por este tipo de serviço atualmente. 

Assim, o que você pode fazer é cuidar a casa do idoso, cozinhar para ele, dar os remédios que ele precisa tomar diariamente, ajudá-lo com as compras, ou simplesmente lhe fazer companhia, conversando, principalmente nos momentos em que ele precisar. 

O investimento que você vai fazer aqui será em cursos rápidos, que lhe deixem melhor preparado para lidar com as situações que envolvem o trabalho em si. 

Personal trainer

Outra preocupação que tem feito parte da vida de muitas pessoas é com a manutenção da saúde e bem-estar. Neste sentido, algo em que você pode investir, se for da área de nutrição e educação física, é em se tornar personal trainer. 

O trabalho será basicamente indicar treinos aos clientes, acompanhando a sua evolução, no decorrer do tempo, e também, você poderá até dar dicas de alimentação saudável, que se adequem às atividades realizadas. 

Inicialmente você pode atender de forma individual, personalizada, em domicilio e, conforme o negócio for ganhando forma, você poderá, no futuro, investir na implementação de um estabelecimento próprio. 

Cultivo de plantas

Aqui o que você vai precisar é apenas gostar de plantas, flores e também de um bom quintal para cultivar todas as que desejar vender. Trata-se de um negócio de baixo custo, porque o valor das mudas e sementes não é tao alto e o espaço para o cultivo não precisa ser necessariamente grande. 

Com a organização e a dedicação necessárias, você tem a possibilidade de conseguir um bom rendimento, podendo até trabalhar na distribuição de sua produção, tanto para o cliente final, quanto para oferecer a paisagistas e lojas especializadas em plantas.

De que maneira as franquias se encaixam neste contexto de negócios?

Por mais que lhe pareça estranho, além das opções que lhe apresentei até aqui, as franquias são também excelentes alternativas de negócios com pouco investimento e ao mesmo tempo de rápido retorno.

Uma das razões para isso é que este tipo de sistema possui modelos já testados no mercado, com estratégias de desempenho implementadas em todas as redes, algo que torna o retorno sobre o investimento algo mais fácil de ser calculado. Além disso, os prazos para que ocorra este processo de restituição são garantidos e geralmente não ultrapassam 12 meses, a contar da data de abertura do negócio. 

Assim, entende-se que as franquias que apresentam rápido retorno são as que exigem dos empreendedores interessados baixo investimento inicial para que se possa realizar a abertura da unidade, sendo elas mais conhecidas como microfranquias, franquias baratas e franquias de baixo custo. Estas costumam ter prazos de retorno que variam de 3 a 18 meses. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, com a franquias associadas, 29% delas informa que demandam um período de 12 a 18 meses para que o franqueado obtenha os resultados financeiros que espera com o negócio de uma forma geral. 

Nas que operam no modelo de microfranquias, este número sobe para 41%, levando-se em consideração que a sua operação se dá a partir de um formato bem básico. Neste caso, 33% destas microfranquias associadas à ABF afirmam que o prazo para que o franqueado tenha retorno vai de 6 a 12 meses, a contar da data em que a empresa é aberta. 

Calculando o retorno sobre o investimento nos negócios

Também conhecido como payback, o cálculo do retorno sobre o investimento é algo de extrema importância para o franqueado, cabendo, segundo a ABF, ao franqueador informar a previsão estimada para que o investidor receba de volta os valores que investiu inicialmente. 

Mas mesmo a franqueadora tendo esta obrigação, é responsabilidade do interessado na franquia fazer a avaliação das condições e da forma que pretende operar e obter um desempenho satisfatório, para que, dessa maneira, seja possível verificar se o prazo estimado vai ao encontro do previsto pela franquia. 

Além disso, é fundamental se atentar a fatores que têm interferência direta no cálculo do payback, como é o caso da escolha do ponto de venda, a situação atual do mercado, como se encontra o segmento em que se pretende atuar, e também uma questão de extrema importância, que é o empenho e a dedicação do franqueado, bem como a sua disposição para cumprir as regras e estratégias estabelecidas pela franquia. Tudo isso será essencial para que o retorno realmente acontece no prazo inicialmente estabelecido e prometido. 

O que levar em consideração quando o assunto é retorno de investimento nos negócios?

Assim, para que este cálculo seja realizado, é preciso levar em consideração o investimento total, dividido pelo resultado líquido mensal, sendo que o resultado se torna realmente palpável a partir do momento que os dados e informações são fiéis ao plano de negócios que a franqueadora apresenta ao interessado na franquia. 

Entre estas informações estão detalhes como previsão de faturamentos mensais, custos, bem como orçamentos, que terão importância significativa, no momento em que se estiver realizando o cálculo do tempo necessário para que o retorno do investimento inicial aconteça. 

Mesmo sendo importante se dedicar a este cálculo, de acordo com especialistas, mais importante ainda, é preocupar-se, principalmente no instante em que a franquia estiver em seus momentos iniciais, com a sua performance dentro dela, pois isso garante que o retorno venha de uma forma ou de outra. 

O que faz do QG uma excelente opção de negócio?

Se você procura um negócio de baixo investimento e retorno rápido para iniciar, com certeza uma excelente alternativa é investir na abertura de uma franquia do QG

A razão disso se dá pelo simples fato de estarmos falando de uma marca considerada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, como a terceira Melhor Franquia do Brasil, no ramo da alimentação e a primeira Melhor na região Centro-Oeste, algo que, por si só, já demonstra o quanto investir em uma de nossas franquias é garantia de sucesso.

Outro ponto que faz com que sejamos uma ótima escolha está na nossa experiência. Estamos neste mercado há, nada mais, nada menos, que 37 anos, ou seja, o nosso modelo de negócio já foi testado e comprovadamente traz a nossos franqueados o resultados que almejam, no prazo estimado que lhes informamos inicialmente. 

Outras vantagens da rede de franquias QG

Além disso, os valores que praticamos no dia a dia, em nossos restaurantes, são competitivos, garantimos a lucratividade nas operações, oferecemos linhas de produtos exclusivas e inéditas, que vão desde os nossos tradicionais pastéis, passando pelos grelhados, até chegar aos sanduíches gourmet, temos fabricação própria, o que garante um sabor único às marcas, e, por último, porém não menos importante, damos aos nossos franqueados suporte constante, via WhatsApp, telefone, e-mail, bem como consultorias e treinamentos, que lhes asseguram o alcance dos resultados almejados em sua unidade da rede QG. 

O melhor de tudo é que ao investir na abertura de uma franquia QG Jeitinho Caseiro na localidade em que você atua, a previsão de retorno sobre o investimento que você vai fazer é de aproximadamente R$ 109 mil, no que diz respeito ao faturamento médio mensal. 

Aproveite esta super oportunidade e comece agora mesmo a empreender com uma das melhores franquias do ramo alimentício do país. Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e seja um empresário de sucesso!