fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

GUIA QG – Como começar um negócio do zero


Guia completo, para ajudar, tanto os insatisfeitos, quanto as pessoas que encontram-se em busca de uma nova oportunidade, a tirar a grande ideia empreendedora do papel e começar, agora mesmo, um negócio do zero

Como começar um negócio do zero?

O Guia QG vai te ajudar a responder todas as suas dúvidas sobre como começar um negócio do zero. Muito falamos, aqui nesse blog, sobre as pessoas que têm buscado no empreendedorismo uma saída para lidar com o elevado índice de desemprego e também com a crise que se instalou em nosso país nos últimos anos. Mas e os profissionais que têm o desejo de empreender crescente, em decorrência da insatisfação com seus empregos e carreiras atuais? 

De acordo com um levantamento feito pelo Locomotiva Instituto de Pesquisa, 56% dos brasileiros empregados sentem-se insatisfeitos com seus trabalhos, mesmo diante da grande crise de desemprego que enfrentamos. Isso corresponde a 18 milhões de pessoas plenamente dispostas, não só a deixar seus empregos atuais por outros, mas também a empreender, para encontrar melhores oportunidades para a vida profissional. 

Em uma outra pesquisa, desta vez realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor – GEM, entre 2007 e 2017, ou seja, um período de 10 anos, o número de empreendedores em nosso país mais do que triplicou, passando de 14,6 milhões para 49,3 milhões de novos empresários. E este número tende a crescer ainda mais. 

Por esta razão é que preparamos este Guia QG completo, para ajudar, tanto os insatisfeitos, quanto as pessoas que encontram-se em busca de uma nova oportunidade, a tirar a grande ideia empreendedora do papel e começar, agora mesmo, um negócio do zero.

Fique conosco por alguns minutos durante esta leitura e descubra como você pode se tornar um empreendedor de sucesso!

GUIA QG – Como começar do zero?

Colocando desta forma, pode parecer assustador, mas toda empresa que hoje é bem-sucedida, alcançou este patamar, porque o empreendedor a frente dela teve a iniciativa de simplesmente começar do zero a colocar a sua ideia inovadora em prática. Sendo assim, a primeira dica para você empreender, é vencer o medo e ter coragem de dar o primeiro passo, caso contrário, continuará colhendo os frutos da insatisfação diária que vive no emprego em que se encontra. 

Se você quer vencer este medo, continue nos acompanhando, pois nos próximos parágrafos vamos compartilhar dicas essenciais para que você alcance seu objetivo de se tornar um grande empreendedor ou empreendedora. 

Invista em um plano de negócios

Depois de vencer o medo e finalmente começar, a primeira coisa na qual você deve investir a sua energia é na elaboração de um plano de negócios, que, inicialmente, pode parecer algo complexo, porém, conforme você vai pesquisando e se inteirando mais sobre o assunto, e também sobre o mercado em que deseja atuar, mais claras as ideias vão ficando em sua mente, e logo você consegue esboçar as primeiras ações que precisam ser realizadas.

Neste sentido, basicamente o que você deve fazer para elaborar um plano, que te ajude a começar do zero, é definir onde você deseja que a sua empresa chegue, bem como quais caminhos você e as pessoas envolvidas neste processo precisarão percorrer, para alcançar as metas e objetivos traçados. 

É importante lembrar que o planejamento financeiro deve, prioritariamente, ser incluído nesta fase, pois, dessa maneira, fica claro quanto você vai precisar investir em cada área de sua organização e também em cada processo relacionado ao início do negócio em si. 

A importância do plano de negócios ser um dos primeiros pontos aos quais você deve dar atenção, está no fato de que ao planejar e definir estratégias de forma antecipada, você consegue ter uma previsão do que deve fazer e de como tudo poderá se desenrolar no decorrer do processo, algo que evita que você perca dinheiro e tempo, principalmente nesta fase inicial de seu negócio. 

Conheça seu público

O público-alvo da empresa é algo que também deve estar devidamente definido no plano de negócios, uma vez que isso contribui para que se escolha o melhor ponto para atuar, bem como para elaborar as estratégias de marketing necessárias para atraí-lo. 

Assim, é essencial também que você gaste energia, no sentido de conhecer o perfil do consumidor que pretende atender, através da sua marca, sendo que a melhor estratégia para isso é a pesquisa. Você pode distribuir questionários que te ajudem a conhecer o seu cliente potencial in loco, ou seja, na região onde pretende montar o seu estabelecimento, já que isso vai contribuir para que você trace o perfil ideal da sua persona. 

Entre as perguntas que você pode incluir no questionário estão a faixa etária, a localidade/região em que a pessoa mora, o valor gasto com o tipo de produto/serviço que você quer oferecer, quais problema ela enfrenta e que você pode solucionar, e assim por diante.

Dedicar-se a esta etapa é importante, pois, a partir disso, você consegue determinar, de forma realmente eficiente, o posicionamento que vai ter no mercado em que pretende atuar. Isso porque, você terá em mãos informações reais dos problemas que o seu público enfrenta, quais são as suas demandas, entre diversos outros fatores, que vão te ajudar a atender seus anseios, necessidades e expectativas, elaborando estratégias que vão assertivamente ao encontro destas.

A dica do Guia QG é: Coloque o marketing em seus planos

Por mais que você ache que pode ser um tanto quanto cedo para definir estratégias de marketing, saiba que dedicar um tempo para colocá-lo em seus planos é tao importante quanto as etapas anteriores. A razão disso é porque é ele que vai te ajudar a atrair o consumidor que você deseja atingir, para que ele se interesse por conhecer o seu negócio. 

A partir do momento que você investe em marketing, você está investindo no processo de atração de seus clientes potenciais, mostrando-lhes mais sobre a sua marca, sobre os produtos e serviços que oferece, até que chegue o momento em que você consegue mostrar os benefícios e valor agregado da sua empresa, de uma forma geral, para que, enfim, ele se decida pela compra.

Desenvolva um diferencial competitivo

Quando falamos para você desenvolver um diferencial competitivo, estamos falando para você determinar aquilo que irá tornar a sua marca diferente das concorrentes que existem no mesmo segmento em que você escolheu atuar. Para que você faça esta definição, é preciso entender a distinção existente entre valor e preço. 

O preço, você já deve imaginar, é aquela quantia numérica que o cliente paga para adquirir o seu produto ou serviço. No caso do valor, este se trata basicamente da percepção que o próprio consumidor desenvolve sobre a sua marca e também sobre o que você oferece, tendo ele um caráter mais subjetivo, do que o preço, por exemplo, que é totalmente objetivo. 

Ao nos depararmos com uma pessoa que, mesmo tendo opções mais baratas, com características e qualidade semelhantes, acaba comprando um produto ou pagando por um serviço de preço superior, estamos diante de alguém que levou em consideração o seu valor percebido para pagar por algo. 

Neste sentido, o principal objetivo que você , que vai começar um negócio do zero, deve ter é encontrar formas de fazer com que o seu cliente enxergue o valor agregado que a sua marca, produtos e serviços vão trazer para a vida dele. Trabalhar em cima deste processo, ou seja, na determinação de seus diferenciais competitivos, é de fundamental importância, pois isso fará com que você e sua empresa se destaquem e acabem saindo na frente aos olhos do consumidor. 

Um bom exemplo de diferencial competitivo, no qual você pode investir, é na qualificação da sua equipe de atendimento, que vai ajudá-los a atender às reais necessidades dos clientes, com simpatia e, principalmente, empatia, algo que os deixará cada vez mais satisfeitos e com vontade de adquirir produtos da sua marca mais vezes. 

É possível começar do zero sem ter nada pra investir? Conte com o Guia QG para te ajudar a responder isso! 

Esta, com certeza, é uma pergunta que fica martelando bastante na cabeça de pessoas que têm o sonho de empreender, porém não possuem capital suficiente para isso. Se você é uma delas, saiba que sim, é possível começar do zero, mesmo com pouco ou nenhum dinheiro em mãos. 

Veja nos tópicos abaixo o que você pode fazer para alcançar este objetivo:

Conte com a ajuda de investidores

Se você tem o grande desejo de empreender, porém não conta com verba suficiente para isso, algo a que você pode recorrer é a investidores, que poderão te ajudar a obter recursos para o seu objetivo. 

Entre as soluções mais comuns existentes estão os investidores-anjo, crowdfunding, que são as famosas vaquinhas online, além de contar com os bons e velhos amigos e familiares, que nunca faltam nos momentos de necessidade e aperto. 

Outra opção também é solicitar empréstimo em bancos, porém, nesse caso, e também nos anteriores, é essencial que você inclua este custo em suas contas, para que, dessa forma, você não acabe ficando endividado e o seu negócio seja sumariamente prejudicado. 

Invista mais uma vez em marketing

Nos parágrafos anteriores nós falamos sobre a importância de se investir em marketing. Aqui ele também serve como grande aliado, para te ajudar a fazer com que o seu negócio traga-lhe os resultados financeiros que você almeja. 

Assim, se você abriu a sua empresa, mesmo com pouco recurso, e sem uma loja física para vender, você pode fazer a divulgação de sua empresa, bem como de seus produtos e serviços, utilizando, para isso, as mídias digitais. Os especialistas chamam isso de marketing a custo zero, em que você utiliza os recursos gratuitos que a internet te oferece, para contribuir, de forma significativa, com o seu negócio.

Neste caso, o que você pode fazer é criar uma página no Facebook e Instagram, por exemplo, para mostrar seus produtos e serviços, criar também um blog, que lhe dê a possibilidade de apresentar a sua marca e manter os clientes sempre atualizados sobre o que acontece nos bastidores dela, entre diversos outros mecanismos, capazes de te ajudar a atrair clientes e venda para a sua empresa, a um custo baixíssimo. 

Mas lembre-se: ao se utilizar destes canais para investir na divulgação da sua empresa, é importante que você, não só trabalhe conteúdos de qualidade, como também mantenha sempre a constância e atenda todas as solicitações de seus clientes, pois isso fará grande diferença na hora do consumidor criar uma relação positiva com você, ou simplesmente deixá-lo de lado, por não ter sido atendido em tempo hábil, por exemplo. 

Faça a sua rede de relacionamentos a sua aliada

Nessas horas contar com um networking eficiente é essencial, para que o seu negócio comece a gerar os frutos que você precisa. Sendo assim, entre em contato com profissionais e até mesmo com outros empreendedores que já atuam na mesma área que você, buscando obter informações e dados do mercado, que podem contribuir para que você elabore uma estratégia de posicionamento ainda mais assertiva. 

Fazendo isso, você não só encontrará formas de conseguir recursos financeiros para começar do zero, como também saberá de que maneira pode lidar com as situações e problemas, que venham a surgir em sua jornada empreendedora no futuro, já que estará contando com o auxílio e o apoio de pessoas com mais experiência que você no mercado. 

Invista em especialização

Tendo ou não tendo recurso suficiente para abrir o seu negócio do zero, esta dica é fundamental, para que você administre a sua empresa com eficácia e eficiência e realmente se torne um empreendedor de sucesso. 

A capacitação, vai te ajudar na administração dos seus negócios em todos os sentidos, principalmente o financeiro, que é o que estamos abordando aqui. Neste sentido, é importante investir em cursos, workshops, palestras, entre diversos outros mecanismos, que lhe possibilitarão ter uma preparação e um know-how maior, para lidar com os desafios da vida de um empreendedor e de uma empreendedora, e também para evitar que problemas surjam e lhe peguem de surpresa no futuro. 

Seguindo o passo a passo que compartilhamos com você neste Guia completo para começar um negócio do zero, com certeza as suas chances de obter sucesso em seus empreendimentos serão infinitamente maiores. 

Experimente colocá-las em prática e depois volte aqui para nos dizer o que você achou e quais resultados está alcançando com isso. 

Lembre-se de curtir nossos conteúdos, continuar nos acompanhando diariamente e compartilhar os textos que você lê aqui com as pessoas que você acredita que também estão no mesmo caminho que você: o de se tornar um empreendedor ou uma empreendedora de sucesso!