fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Entrar no Google Meu Negócio – Mais do que uma ferramenta, um diferencial!


 

google business

Ferramenta gratuita e importante para o seu negócio – O Google Meu Negócio desta sua empresa nos resultados de pesquisa

Atualmente, a empresa que não investe tempo e recursos, principalmente financeiros e humanos, em marketing digital, corre o risco de ser ultrapassada e não se manter mais atuante no mercado.

Neste sentido, é preciso contar com todas as ferramentas, não só do marketing digital, mas também do marketing como um todo, pois elas serão capazes de ajudar o empresário e a sua equipe a elaborarem estratégias eficientes, capazes de contribuir para a competitividade da empresa, bem como para o seu sucesso em curto, médio e longo prazo.

Diante disso, uma das ferramentas, que se destaca neste contexto, é o Google Meu Negócio, que é pouco conhecido e utilizado por grande parte das empresas, até mesmo aquelas que têm uma atuação e presença forte no universo online.

Se você é um dos empresários que se encaixa neste perfil, acompanhe-nos nessa leitura, para saber de que forma o Google Meu Negócio pode transformar e trazer resultados ainda mais positivos para a sua empresa.

O que é o Google Meu Negócio?

Quem, hoje, tem uma empresa e não deseja ter exposição gratuita nas páginas de resposta do Google? Principalmente se for o caso de uma empresa de pequeno porte, não é mesmo?! Foi pensando nisso que o Google Meu Negócio foi criado.

Trata-se de um recurso, que vai além de uma ferramenta, já que ele oferece a todo e qualquer tipo de negócio a oportunidade de aparecer e divulgar seus serviços no Google, sem a necessidade de pagar nada por isso.

Nele, a empresa realiza o cadastro de dados relevantes sobre si, bem como sobre os produtos e serviços que oferece, conseguindo, com isso, bons resultados, tanto no buscador, quanto no Google Maps.

Fazer o cadastro e marcar presença online, através deste poderoso recurso, oferecido gratuitamente pelo Google, permite que as pessoas encontrem a sua empresa com maior facilidade, realizando pesquisas de diversas maneiras, ou seja, pelo nome da empresa, produtos, serviços e até mesmo pela sua localização geográfica dela.

Como a ferramenta funciona?

Quando você cria o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, você está criando o que os desenvolvedores da ferramenta chamam de “Ficha”. Nela, as informações que você vai incluir, basicamente são: o nome comercial da empresa, endereço do negócio, número de telefone, horário de funcionamento, formas de pagamento, produtos, serviços, assim como diversas outras informações, consideradas relevantes, tanto para o negócio, de uma forma geral, quanto para o cliente que realizar a pesquisa.

O serviço funciona de forma intuitiva e a melhor maneira de se conseguir relevância e destaque por meio dela, aparecendo cada vez mais para seus clientes e pessoas interessadas em seu negócio, é preenchendo todos os dados, informações e formulários contidos na plataforma.

O que a sua empresa ganha se cadastrando?

Agora que você já conhece o Google Meu Negócio e a forma como ele funciona, entende que a primeira vantagem obtida com o cadastro da Ficha da sua empresa é exatamente a exposição privilegiada que ela recebe, justamente no lugar onde todos querem estar atualmente, que é a primeira página de pesquisa do Google.

Outro grande benefício se dá em questões de marketing de busca, já que, uma presença digital, configurada no formato de ficha de empresa, inserida no Google Meu Negócio, com certeza ajudará no processo de conquista de posições de cada vez mais destaque para as páginas de seu site e redes sociais, por exemplo, caso você os tenha.

Se a realidade for contrária a esta, ou seja, se você não contar com um site, isso não se configura como um problema, já que a própria ferramenta do Google Meu Negócio oferece a possibilidade de criação de um. Por meio disso, você terá um site bem simples, e o melhor, gratuito, que é a forma como serviço encontrou de ajudar pequenos negócios neste sentido, algo que, por si só, já é bastante vantajoso.

Por fim, umas dos melhores e maiores ganhos relacionados à plataforma é ter a possibilidade de estar sempre em um contato mais próximo com os clientes, já que ela permite que eles sigam a sua ficha, deixem comentários, postem fotos de seus produtos, serviços e de seu estabelecimento, e por aí vai.

Instruções para se cadastrar

Se você ficou interessado em realizar o cadastro e criar a Ficha da sua empresa, aqui vão as instituições necessárias para que você efetue este processo agora mesmo.

  • O primeiro passo é ir até a página inicial do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”;
  • Depois, você ficará diante de um formulário, que pedirá que você preencha o nome da empresa, país, endereço, número de telefone, categoria, código postal e também se você vai até os clientes atendê-los ou se atende somente em seu estabelecimento comercial;
  • Em seguida, a página que vai aparecer pede que você marque a caixa de confirmação de que é uma pessoa autorizada a gerenciar a empresa, e que aceita os termos do serviço. Depois é só clicar em continuar;
  • Feito isso, na próxima etapa, a ferramenta vai pedir que você informe o número do seu celular, com o DDD, para que, dessa maneira, o Google lhe envie um código de confirmação de que a conta foi criada;
  • Aguarde a mensagem chegar em seu aparelho e em seguida digite o código que receber;
  • Depois disso, o processo está finalizado e você será, logo em seguida, direcionado para a página da sua empresa no Google+.

Os resultados do Google Meu Negócio

Depois de algum tempo utilizando a ferramenta, se você se interessar por saber quais resultados ela está trazendo para a sua empresa, basta acessar as estatísticas, que estão apresentadas na opção “Insights” da plataforma.

Ao selecioná-la, de imediato, você consegue ver a quantidade de usuários que acessou o seu site, que solicitou a rota para chegar ao seu estabelecimento, quantos visualizaram as fotos, ligaram diretamente para a empresa, através do telefone contido na ficha, entre diversas outras informações.

Além disso, é possível obter dados relacionados à quantidade de usuários que descobriu a sua empresa, por meio da pesquisa direta do nome da sua marca no Google, bem como métricas consideradas essenciais, para que você tenha uma noção das formas que os clientes mais utilizam, para chegar até você.

Trata-se de uma excelente oportunidade, não só de se tornar mais visível, mas também de implementar melhorias nos canais de comunicação com seus clientes, que te ajudarão a atrair cada vez mais  pessoas interessadas em seu negócio, algo que vai aumentar, de forma significativa, as suas vendas.

Viu como o marketing digital pode te ajudar e contribuir para que a sua empresa apareça cada vez mais no universo online, conseguindo, assim, captar um número ainda maior de clientes e pessoas interessadas nos produtos e serviços que você oferece no mercado?

Por esta e muitas outras razões é que é essencial contar com ferramentas como estas, pois elas contribuem para que os seus negócios se tornem prósperos e alcancem o sucesso que você tanto almeja enquanto empresário e empreendedor.

Agora, que tal terminar esta leitura e cadastrar agora mesmo a sua empresa no Google Meu Negócio? Aproveite esta oportunidade e o conhecimento que você obteve aqui e crie já a sua Ficha!