fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Dicas essenciais de marketing para restaurantes


 

marketing para setor de alimentos

Dicas para aplicação de campanhas de marketing em restaurantes e setor alimentício em geral

Você pode não saber muito sobre marketing, mas com alguns estudos de caso podemos ver que as empresas que adotam essa estratégia possuem retorno de alguma forma. Se você for gestor ou dono de restaurante, talvez seja uma boa investir neste tipo de estratégia. Nesse caso, em razão de restaurantes serem negócios com peculiaridades do próprio segmento, o marketing também vai acabar por se ajustar a esses detalhes. 

Atualmente, inclusive, momento em que se vive em uma era multiplataforma e os clientes já estão conectados em todas essas plataformas, é importante estar presente nesses lugares, para que o seu público seja devidamente atingido. O marketing então vem como uma ferramenta, para que não se espere os clientes chegarem espontaneamente, mas que se converse com eles em outros lugares, atraindo para o seu negócio. 

Ainda, hoje em dia quem procura por algum produto ou serviço, provavelmente vai buscar informações em algum buscador online. Essa já é uma questão para que seu restaurante esteja na internet. Mais que estar presente na internet, vão surgir outras questões com que se deve preocupar. 

Por exemplo, você estaria na primeira página do resultado de uma pesquisa de buscadores online? Ou se procurassem pelo seu restaurante ele estaria na internet? Ainda, existem algumas ações de marketing que você pode ter fora da internet também, mas você precisa que estar atento se elas serão incorporadas pelo seu público-alvo. 

São vários aspectos a se considerar quando se fala em marketing. Ainda, mesmo que você já tenha algum nível de planejamento de marketing, talvez pode ser um momento de repensar a sua estratégia, como, por exemplo, se você ainda não se encontra nas redes digitais, pode ser o momento de se inserir e buscar por novas abordagens.

Quel tal conhecer um pouco melhor sobre os aspectos que circundam o marketing para restaurantes? Então vem com a gente!

Dicas de marketing para restaurantes e setor alimentício em geral

Bom, como já falamos os restaurantes e negócios do setor alimentício vão ter peculiaridades quando comparados com negócios de outros setores e, por isso, o marketing também vai se adaptar a essas características específicas. Então, vamos ver algumas dicas que são voltadas para o marketing de restaurantes. 

  • Faça um planejamento de marketing

Antes de começar a investir em marketing, é preciso ter um planejamento. Para isso, você tem que saber quais são os desejos e as necessidades dos seus clientes e desenvolver, com base nesses dados, ações de marketing que serão eficientes. Antes de colocar em prática, é preciso pensar, desenvolver e aprovar tais ações. 

  • Faça fotos profissionais de seus produtos

Podemos concordar que o principal foco quando se trata de um restaurante é a comida, ela é o fator que faz com que os clientes procurem o seu restaurante. Por isso, é muito importante investir no visual apelativo dos pratos que você serve. Nesse sentido, é bom contratar um fotógrafo profissional para fazer as fotos das delícias que você possui no cardápio, ao invés de buscar amadorismo nessa área. 

Os fotógrafos vão ter equipamentos voltados para fotos de alimentos, assim como conhecimento técnico para compor a foto de um prato. Além disso, o material que será resultante desse trabalho te dará insumos, não só para confeccionar um cardápio bonito, mas também postagens em redes sociais, entre outros.

  • Procure trabalhar com fornecedores locais

Quando você dá preferência aos fornecedores locais, você aquece a economia da sua região e consegue conversar ainda mais com os clientes conscientes. É fato que os consumidores atualmente estão também preocupados com a origem do seu alimento e, por isso, dão preferência a aderir em lugares que estejam conscientes das suas ações. Além disso, buscando fornecedores locais, muito provavelmente você está auxiliando e valorizando outro pequeno empresário.

  • Qual o diferencial do seu restaurante?

Você já parou para observar a concorrência e percebeu que na verdade o que se apresenta no mercado é mais do mesmo. Nesse sentido, é bom pensar em qual diferencial competitivo que seu restaurante oferece, quando comparado com seus concorrentes. Se você fez essa avaliação e percebeu que não conseguiu chegar em nenhuma resposta, talvez seja a hora de criar um diferencial. 

Quando se tem um diferencial, é ele que vai te colocar em uma posição de destaque em comparação com os demais concorrentes. Assim, você pode inclusive pensar em ações de marketings, como um cardápio virtual que seja facilmente acessado pelos clientes, entre diversas outras, capazes de colocar o seu estabelecimento como referência em seu segmento de atuação.

Ainda, você pode utilizar as ferramentas e estratégias de marketing para valorizar o seu diferencial, comunicando-o para seus clientes e mostrando a eles o porquê de seu restaurante ser melhor que os demais. 

  • Você conhece o marketing de indicação?

O marketing de indicação, ou também chamado de marketing de recomendação, é baseado na ideia de que os clientes não são adquiridos, mas sim recomendados por outras pessoas, que já experimentaram determinado produto ou serviço, e que em razão de uma boa experiência, indicaram determinada marca ou empresa.

Esse tipo de marketing geralmente é o que gera clientes fidelizados e satisfeitos. Para isso o caminho é mais demorado e é preciso investir na consolidação da sua marca no mercado. Uma marca renomada advém de alguns aspectos, como restaurantes que se preocupam com a excelência de seus produtos e com o conforto de seus clientes. 

Outras ações de marketing que podem solidificar ainda mais a confiança que o seu cliente tem na sua marca, a ponto de recomendar seu restaurante para outras pessoas são: fazer ações promocionais, oferecer brindes ou descontos para os melhores clientes, participar de festivais gastronômicos, investir em um bom conteúdo online, que incentive o público-alvo a compartilhar em seus perfis pessoais, entre muitas outras ações. 

  • Preocupe-se com a experiência do consumidor

Como vimos logo acima, o marketing de indicação funciona se o cliente tiver uma boa experiência em seu restaurante. Em casos contrários, clientes insatisfeitos podem inclusive fazer uma propaganda ruim de seu negócio. Por isso, você já consegue perceber que investir na experiência do cliente é primordial para um restaurante de sucesso.

A experiência do consumidor é, portanto, um conceito bastante abrangente, pois deve levar em consideração a qualidade do produto, o design do cardápio, um bom atendimento, um preço competitivo, um ambiente aconchegante, limpo e confortável, entre outros aspectos. 

Dessa forma, se preocupar com a experiência do cliente é se preocupar com as sensações que serão despertadas neles quando forem em seu restaurante. E ela é a base do fortalecimento da sua relação com o consumidor, sendo também base para impulsionar o marketing de recomendação e ser capaz de trazer novos clientes para seu restaurante. 

  • Crie e invista em um site para seu restaurante

Já falamos no começo desse texto, mas compensa reforçar, atualmente os clientes se encontram cadastrados em várias plataformas digitais e, por isso, é importante conversar com eles em todas elas. Dessa forma, ter um site é o primeiro passo para que seu restaurante entre no mundo virtual.

Invista em um site simples e que seja funcional para o cliente, pois isso reforça o nível de satisfação que ele terá com relação a seu restaurante, em termos, inclusive, de ser uma preocupação com a experiência do consumidor. Portanto, insira no seu site informações básicas sobre seu restaurante e que seus clientes buscam online.

Além disso, outra estratégia é investir em dispor em seu site conteúdos interessantes para os seus clientes, que podem também motivá-los a compartilhá-los com outras pessoas, em suas próprias redes sociais. Outra ação interessante é também ter no site informações sobre o seu cardápio e que tenha um caráter visual dos seus pratos prontos, isso pode atrair clientes e facilitar pedidos de delivery. 

  • Conheça os perfis dos seus clientes

É essencial saber os perfis dos seus clientes para saber primeiramente com quem falar e em segundo lugar a maneira como falar com essas pessoas. Assim, é possível desenvolver campanhas publicitárias que consigam de fato conversar com o público, de maneira assertiva. 

Uma maneira de conhecer os públicos alvos do seu restaurante é desenvolver as personas do seu negócio. Ou mesmo, você pode contratar profissionais especializados para conseguirem analisar o perfil dos seus consumidores. Com isso, você terá insumos para conseguir falar diretamente com seu cliente, entender, por exemplo, em qual plataforma digital ele se encontra, para poder se comunicar com ele de forma mais direta. 

  • Você está presente nas redes sociais?

Agora que você já conhece o seu público alvo, você também já conhece os seus hábitos de consumo e em quais redes sociais eles estão presentes. Dessa maneira, se você não possui um perfil profissional nas redes sociais, agora você já sabe em qual delas conseguirá se comunicar melhor com seus clientes. 

É recomendável fazer posts que sejam informativos, ou seja, tirem dúvidas dos seu clientes. Outro aspecto diferenciador é que se você investiu em fotos profissionais do seu cardápio, você terá um banco de imagens próprias e personalizadas sobre o seu restaurante. 

  • Você já pensou em fazer e-mail marketing? 

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing online, que já está consolidada, e ainda se mostra bastante efetiva. Com ele você consegue manter a sua lista de clientes atualizadas e também pode utilizá-lo para deixá-los por dentro das novidades ou mudanças do seu restaurante, promoções que estão acontecendo, divulgar clubes de benefícios, conteúdos interessantes e novos que estão no seu site, entre outros. Ou seja, com essa ferramenta é possível divulgar inúmeros aspectos do seu restaurante ao seu cliente. 

  • Busque participar de clube de compras coletivas

Que os consumidores gostam de descontos, acreditamos que você já sabe. Então participar de um clube de compras coletivas estimula-os a comprar o voucher, em razão do desconto e, no caso de novos clientes, eles são motivados a ir ao seu restaurante para terem a oportunidade de conhecer a comida e o ambiente. Se esses novos clientes tiverem uma boa experiência, eles vão fortalecer ainda mais o seu marketing de indicação. 

  • Você tem um planejamento de marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento foca no relacionamento que você desenvolve com o cliente. Em outras palavras, é cuidar da relação que você desenvolve com ele. Clientes satisfeitos e felizes serão os principais divulgadores das suas vantagens para outras pessoas. 

Existem alguns aspectos que você pode desenvolver para ter um relacionamento mais satisfatório com seu cliente, como elaborar um programa de fidelidade e ter uma equipe de atendimento bem treinada e gentil. 

  • Use a geolocalização como uma aliada

A geolocalização situará o seu restaurante em aplicativos ou sites de mapa, por exemplo. Fazer esse cadastro pode ser um diferencial para atrair novos clientes da região, com o intuito de que eles conheçam o seu restaurante. 

Além disso, usando a geolocalização é uma outra ferramenta que pode te ajudar a entender quais são o perfil do seu cliente, entendendo os seus hábitos de consumo, o que vai contribuir, efetivamente, para que você o segmente da melhor maneira possível. 

São várias as linhas e as ações de marketing que você pode seguir para se comunicar melhor com seus clientes, Mas independentemente dos caminhos que você vai seguir, é importante ter em mente que eles só vão funcionar se houver sinergia e cooperação da equipe para fazer acontecer. 

E então, aprendeu um pouco mais sobre o marketing para restaurantes? Deixe aqui o seu comentário sobre o que você achou do nosso texto de hoje e aproveite para compartilhá-los com seus amigos em suas redes sociais!