fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Seu cliente está satisfeito?


clientes satisfeitos

Como se mede a satisfação de seus clientes?

Muitas empresas, na correria do dia a dia, imersas na quantidade de atividades e demandas que precisam desenvolver, acabam esquecendo de observar e analisar o índice de satisfação de seus clientes.

Algumas acreditam que está tudo bem, que realmente conseguem atender às necessidades de seus consumidores de maneira intrínseca, o que faz com que não deem a devida atenção a este fator, e outras, como dissemos acima, simplesmente se esquecem ou deixam de lado este ponto, por darem atenção a outras questões relacionadas aos negócios.

Independentemente da situação, observar se o público consumidor de sua empresa está realmente satisfeito com o que você entrega e com a sua marca, de forma geral, é de fundamental importância, pois isso fará toda a diferença, para você continuar atuante no mercado ou não.

Acompanhe no nosso conteúdo de hoje como saber se o seu cliente está satisfeito e o que fazer para manter os índices de satisfação com a sua empresa nas alturas.

Como saber se o cliente está satisfeito?

Por mais que não pareça, medir a satisfação dos clientes de uma empresa é algo desafiador. Isso porque, pessoas satisfeitas com uma marca não costumam entrar em contato com esta para dizer o quanto gostaram dos produtos ou serviços prestados por ela. O que geralmente acontece é o contrário, ou seja, quando não gostam de algo, logo se prontificam a deixar suas reclamações.

Sendo assim, estar por dentro do índice de satisfação da sua empresa trata-se de um trabalho diário, que precisa de acompanhamento constante, para que, dessa maneira, seja possível fazer os ajustes necessários, que vão deixar os clientes cada vez mais felizes.

A seguir, vamos compartilhar alguns pontos que te ajudarão a entender se a sua marca está sendo bem vista ou não no mercado, por seus clientes. Confira:

Utilize a boa e velha pesquisa de satisfação a seu favor

Para saber se seus clientes estão satisfeitos ou não, nada melhor do que recorrer à boa e velha pesquisa de satisfação. Trata-se de um método verdadeiramente eficaz, que vai te permitir saber diretamente da fonte onde você está acertando e onde precisa melhorar.

Ela pode ser feita por telefone, e-mail, mensagens, formulários na internet, enfim, recursos e ferramentas é o que não faltam hoje em dia, para que você saiba melhor como o seu cliente se sente com relação à sua empresa.

Você sabe quais são as expectativas dos seus clientes?

Esta é, sem dúvidas, a melhor maneira de deixar seus clientes satisfeitos: saber quais são as expectativas que eles têm com relação à sua empresa. Isso porque, quando você investe nesta descoberta, você consegue trabalhar de forma mais clara, objetiva e assertiva, para atender tais anseios de maneira intrínseca.

Com isso, as chances de deixar o público-alvo da sua empresa ainda mais satisfeito aumentam de forma significativa.

Que tal fazer uma autoanálise?

Responda rápido: você tem consciência dos pontos em que a sua empresa está falhando e precisa melhorar? Talvez este seja o momento ideal de fazer uma autoanálise e verificar onde você e sua equipe estão cometendo erros, capazes de deixar seus consumidores insatisfeitos.

Este é um exercício de humildade, que além de tudo, vai te permitir evoluir constantemente, para entregar o melhor produto, serviço e atendimento que você pode entregar a seus clientes.

Já parou para se perguntar o que a concorrência está fazendo?

Muitas vezes, a raiz da insatisfação de seus clientes pode estar naquilo que seus concorrentes estão oferecendo no mercado e você não. Neste sentido, é importante que você procure pesquisar sobre as ações da concorrência, com o objetivo de fazer um comparativo entre as estratégias colocadas em prática por todas as empresas, inclusive a sua.

Se quiser, você pode até mesmo incluir em sua pesquisa de satisfação questões relacionadas a seus concorrentes, para que seus próprios clientes lhes digam o que gostam nas outras empresas e que a sua não oferece.

Fazendo isso, você tem a chance, não só de medir o índice de satisfação dos clientes, mas também de aprimorar suas estratégias e o seu posicionamento no mercado em que atua.

Como aumentar o índice de satisfação da minha empresa?

Agora que você já sabe um pouco do que deve fazer para ter ciência sobre a satisfação ou não de seus clientes, aqui vão algumas dica s essenciais, que vão te ajudar a mantê-los satisfeitos e ao mesmo tempo fidelizados. Continue a leitura e confira:

Comece pelo atendimento

Hoje em dia, com a concorrência tão acirrada, o mínimo que uma empresa faz é oferecer um atendimento cordial e de qualidade a seus clientes. Neste sentido, para se diferenciar, é preciso ir além e trazer soluções realmente assertivas, que vão atender com profundidade às necessidades dos consumidores da empresa.

Assim, o que você deve fazer é incentivar a sua equipe a dominar as informações com as quais lida diariamente, principalmente no que diz respeito à própria empresa, bem como aos produtos e aos serviços que esta oferece.

Além disso, é importante também prezar pela educação, tratando a todos com cordialidade e sendo proativo, para que, dessa maneira, seja possível deixar o cliente com a sensação de uma experiência positiva com a marca, de uma forma geral, que é, basicamente, o que fará com que ele a procure novamente.

Leve a sério a sua pesquisa de satisfação

Muitas empresas investem no processo de pesquisa de satisfação, mas depois, esquecem-se de analisar as respostas e os resultados obtidos através dela. Este é um erro grave, que simplesmente não pode ser cometido, uma vez que as informações contidas em tais pesquisas serão essenciais para que melhorias sejam implementadas constantemente dentro dos negócios.

É preciso levar à sério a pesquisa de satisfação, procurando extrair o máximo de informações e dados, capazes de fazer compreender a mente e o comportamento do consumidor. Isso, por consequência, vai contribuir para que você saiba onde está errando, onde está acertando, e possa, ao longo do tempo, fazer ajustes constantes, que te deixarão expert em deixar seus clientes cada vez mais felizes.

Fique atento a este ponto e, com certeza, você se colocará a frente de seus concorrentes no mercado.

Lembre-se sempre do pós-venda

Engana-se quem acha que a venda termina no momento em que o cliente faz a sua compra e vai embora. Para fazer realmente a diferença em sua vida e deixá-lo satisfeito, é preciso ir além e investir em um processo de pós-venda.

Depois que a compra for finalizada, ofereça-lhe suporte, em caso de dificuldades, mostre-se à disposição para ajudar no que for preciso e estiver ao alcance da empresa, procure entrar em contato, de tempos em tempos, para saber se ele permanece satisfeito com a sua aquisição e assim por diante.

Ao manter estas e muitas outras ações, você mostra verdadeira preocupação com a satisfação do consumidor e faz com que ele seja realmente conquistado e queira comprar novamente de sua empresa.

Invista na gestão de relacionamento

Atualmente, no mercado, existem diversas ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente, que te ajudam a criar uma base de dados, capaz de contribuir para que você entenda cada vez mais e melhor o comportamento das pessoas que adquirem os produtos e serviços de sua empresa.

A partir do momento que você investe no chamado CRM, você consegue ter acesso a dados precisos, como datas das compras, como e deu a negociação, a forma de pagamento de preferência de cada cliente, os produtos que mais têm saída, os que menos agradam, e assim por diante

Com isso, você tem o subsídio necessário para criar um atendimento cada vez mais personalizado, levando ao cliente exatamente aquilo que ele almeja.

Viu como é importante saber mais sobre a satisfação de seus clientes? Deixe nos comentários o que você faz saber se estão satisfeitos e também para atender às suas necessidades e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, para contribuir com o conhecimento deles.