Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

O que são franquias? Entenda o mercado de franchising


 

Entendendo o que são franquias e tudo que envolve o mercado de franqueados!

O que são franquias? Entenda todo o processo

Por mais que seja uma palavra e algo sobre o qual já ouvimos falar bastante, na cabeça das pessoas ainda pairam muitas dúvidas sobre o que de fato é franquia, de que forma ela se configura, como funciona a sua estrutura, quem é responsável pelo o que e diversos outros questionamentos, que precisam ser esclarecidos, para que, dessa maneira, as pessoas decidam se preferem investir em uma, ou em um negócio próprio. 

Este esclarecimento também é essencial, pois, cada vez mais, tem crescido o número de pessoas que desejam empreender em nosso país, mesmo diante de um cenário econômico não tão favorável assim, como é o que nos encontramos atualmente. 

É por esta e diversas outras razões que vamos abordar este assunto no artigo de hoje, para que, ao final da leitura, você tenha plenas condições de tomar uma decisão consciente sobre o seu futuro dentro do empreendedorismo no nosso país. 

Dedique um pouco do seu tempo à leitura deste conteúdo e descubra todas as nuances que envolvem este tema. 

O que é franquia?

Primeiramente vamos nos dedicar a responder à pergunta

básica que envolve este conteúdo: o que é franquia? Trata-se do sistema ou modelo de negócio em que uma empresa terá o direito de utilizar a marca de outra, comercializando seus produtos e serviços no mercado e, automaticamente, gerando no público-alvo a expectativa de observar os mesmos padrões adotados nos mais variados locais onde tiver contato com a marca. 

Por mais que esta seja uma definição geral, existem algumas outras que também podem determinar exatamente o que são franquias. De maneira simples, é possível dizer que estamos falando de uma estratégia empresarial, que visa distribuir e comercializar produtos e serviços, sendo a franquia de negócio formatado (Business Format Franchising) o modelo que tem representado com maior fidelidade os sistemas que vemos comercializados no mercado atualmente.

Modelo de negócio formatado

Se você ainda não ouviu falar sobre a franquia de negócio formatado, ela diz respeito a um modelo que tem como principal característica a existência de uma contrato, em que determinada empresa, que possui os royalties de uma marca, chamada neste meio de franqueadora, usa este sistema para trazer uma expansão maior aos seus negócios, fazendo a concessão a outros empresários, que aqui são conhecidos como franqueados, do direito de uso de sua marca, patente, ou da exploração comercial daquilo que a organização franqueadora tiver desenvolvido ou testado. 

Para que tudo dê certo, ou seja, que haja a reprodução correta do modelo desenvolvido pela franqueadora, bem como este processo gere benefícios e um bom retorno sobre o investimento realizado, é fundamental que o franqueado receba orientações e treinamentos, para que, dessa maneira, ele tenha plenas condições de instalar e operar na unidade franqueada de forma correta, sem fugir dos padrões determinados pela detentora da marca. 

Fazendo isso, será possível obter resultados positivos e significativos, podendo, assim, remunerar a franqueadora pela concessão dos direitos que ela está fazendo, bem como pela transferência dos conhecimentos que adquiriu através de seus anos de experiência.

Por que franquias é um dos modelos de negócio que mais cresce no país?

Apesar de estarmos falando de um tipo de negócio que, na prática, requer um investimento um pouco mais elevado, é importante destacar que abrir uma franquia dará ao empresário uma chance e uma garantia maior de alcançar o tão almejado sucesso empresarial. 

A razão disso está no fato de que as franquias são consideradas sistemas que já foram testados no mercado e também já tiveram a oportunidade de serem aprimorados com o passar do tempo, o que lhes confere um nível de maturidade maior se comparado aos negócios que são iniciados do zero.

Um dado que comprova isso informa que a cada 100 franquias que resolvem abrir suas portas em nosso país, somente cinco acabam fechando em um período de dois anos. Já com relação às empresas que começam a operar do zero, a cada 100, 23 não conseguem sobreviver durante este mesmo período. 

Isso demonstra que o mercado de franquias no Brasil é realmente promissor e merece atenção. Mas se você ainda precisa de mais dados que comprovem esta realidade, aqui vão alguns. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, apenas no terceiro trimestre de 2018, o setor chegou a movimentar, nada mais nada menos, que R$ 44,7 bilhões, o que gerou um crescimento de 6,3%, quando fazemos a comparação com 2017. 

No que diz respeito a 2019, a previsão é de que até o encerramento do ano haja um crescimento de 10%, quando também se compara a 2017. Ao fazermos a análise destes números, observamos que trata-se de um avanço de 3%, com relação ao número de franquias abertas e também de geração de empregos, algo extremamente positivo para a economia do país. 

Se você ficou animado com tudo o que te apresentamos até aqui, temos uma excelente notícia para você: apenas 45% das cidades brasileiras têm franquias em pleno funcionamento. Isso quer dizer que ainda há muito a ser explorado, aguardando somente por investidores ousados para adentrar este mercado em franco crescimento. 

Como entrar no mercado de franquias?

Para entrar no mercado de franquias é fundamental que uma análise prévia seja feita, para que, dessa maneira, o sucesso  seja realmente garantido no futuro.

Veja abaixo, o passo a passo que você deve seguir para abrir a sua própria franquia:

Defina os critérios de análise para ser inserido no mercado de franquias

O primeiro passo para entrar no mercado de franquias envolve uma definição criteriosa dos pontos que você deve considerar na hora de fazer a sua escolha. Este processo é importante, para que você não opte por algo apenas para obter retorno financeiro e que esteja totalmente distante de seu perfil enquanto empreendedor. 

Além disso, como o leque de possibilidades é grande, quando o assunto é a escolha de uma franquia para investir, a definição de critérios vai ajudar a reduzir significativamente as opções, devendo estas serem analisadas de forma bastante aprofundada. 

Dessa maneira, conforme o processo for colocado em prática, você vai observar que acabará descartando algumas opções por estarem acima da sua capacidade de investimento, por exigirem uma dedicação e um tempo que você não tem para dar no momento, por estarem fora do perímetro e região que você tem interesse de atuar e assim por diante.

Fazendo isso, ou seja, definindo estes critérios e realizando uma pesquisa profunda sobre as franquias que mais têm a ver com aquilo em que você deseja atuar, você já estará dando início ao processo de seleção das mesmas, já que fará comparações entre elas, colocando o peso de cada um destes critérios na análise, o que vai ajudar de forma considerável na escolha final. 

Planeje bem o investimento antes de adquirir uma franquia

Outro passo importante que se deve dar em direção ao mercado de franquias é analisar se há capital suficiente, tanto para iniciar, quanto para manter a empresa em operação, até que ela lhe traga o retorno esperado. 

Esta etapa é essencial, porque evita que o empresário gaste mais do que estava em seu planejamento, algo que pode acontecer com facilidade, caso ele não se dedique em planejar seus investimentos. 

Assim, o cálculo que você deve fazer precisa englobar, primordialmente, o valor que deverá ser investido e pago ao franqueador, para que você possa utilizar a marca dele; a previsão para que a empresa alcance o seu ponto de equilíbrio operacional, o capital de giro necessário para manter a franquia funcionando e uma reserva de emergência, para lidar com os custos que podem surgir sem que a empresa esteja totalmente preparada para lidar com eles. 

Analise as opções de rentabilidade

Seguindo adiante, outro ponto ao qual se deve dar atenção é quanto à lucratividade que determinada franquia pode lhe trazer a médio e longo prazo. Esta informação você deve solicitar ao franqueador, que precisar estar com esta previsão e números prontos para lhe repassar. 

É preciso pensar em franquias como investimentos, que têm como base principal um contrato, com prazos definidos pelo franqueador, tendo este o poder de realizar a renovação com você ou não. Por esta razão é realmente importante que haja essa clareza com relação à rentabilidade, pois, dessa maneira, você saberá bem onde estará pisando. 

Como estamos falando essencialmente do aspecto financeiro que envolve uma franquia, na hora da análise, aquela com potencial de lhe trazer melhores resultados seria a que exige um percentual baixo de recursos imediatos, que tem um prazo curto de retorno sobre o que foi investido e que apresenta os melhores índices de lucratividade e rentabilidade. 

Fique atento à experiência e ao suporte oferecido pelo franqueador

Observe se o modelo de negócio da franquia que você tem interesse já foi testado em alguma de suas unidades, verificando se as condições oferecidas neste ambiente são as mesmas que o franqueador deseja que você reproduza em sua empresa. 

Fazendo isso você tem a possibilidade de avaliar, não só a experiência do franqueador, mas também de comprovar se o negócio é realmente viável, se os riscos poderão ser minimizados, entre diversos outros pontos, fundamentais em seu processo de escolha. 

O que vai lhe dar base para esta análise é que, se o negócio já foi testado e se mostra sustentável, é porque muitos de seus erros iniciais já foram corrigidos, o mercado em que os produtos/serviços estão inseridos já foram devidamente avaliados e a posição  da marca também já foi definida. 

Verifique também se a franquia lhe oferece um suporte, podendo este ser em forma de treinamentos, se o franqueador investe em inovação tecnológica e criatividade constante, e se dá também suporte operacional. 

Saúde financeira da franquia e cumprimento das exigências legais

Mais um ponto de extrema importância dentro deste processo. Da mesma maneira que todo franqueado tem como obrigação a entrega de uma grande quantidade de documentos, necessários para a comprovação de sua capacidade financeira, no que diz respeito à aquisição de uma franquia, o franqueador não fica isento desta obrigação e também deve apresentar documentos que garantam aos franqueados a viabilidade do plano de negócios de sua empresa. 

Estes documentos apresentam dados como a saúde financeira dos negócios, a capacidade da franqueada de atender às necessidades de gestão de sua rede de franquias, assim como registros determinados pela legislação de nosso país, como é o caso dos balanços dos dois últimos anos, anexa à Circular de Oferta de Franquia – COF, que fornece informações comerciais, financeiras e jurídicas aos investidores interessados na aquisição e operação de uma empresa. 

A internet na busca de informações documentais

Além destes documentos, que já são de extrema importância, há também aqueles que informam ao franqueado sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, as certidões negativas federal, estadual e municipal, que deixam claro se existem problemas financeiros, no que se refere ao não pagamento de produtos ou serviços contratados, por exemplo. 

Na busca por estas informações, algo que pode te ajudar e servir como excelente ferramenta de pesquisa é a internet, onde consegue-se verificar se a franquia cumpre com todas as suas exigências legais. Com isso, ou seja, em posse destes dados, é possível agendar uma reunião com o franqueador e confrontá-lo sobre rescisões de contratos e desistências de outros franqueadores. 

Conte com a ajuda de especialistas

Por fim, mas não menos importante, para evitar que no futuro erros sejam cometidos, algo com o qual você pode contar é com a ajuda de especialistas. Esta dica serve para evitar que você tenha que lidar com transtornos desnecessários, já que, com certeza, você deve ter demorado um tempo para conseguir o capital necessário para tirar o sonho de empreender do papel. 

Neste sentido, contar com a ajuda de profissionais, como advogados, contadores e até mesmo de outros empresários, vai contribuir para que você faça uma escolha consciente e dê passos mais seguros em sua jornada empreendedora.

Gostou de saber um pouco mais o que são franquias? Se você ficou interessado em abrir uma, saiba que é possível ter uma do QG Jeitinho Caseiro em sua cidade. Basta entrar em contato conosco pelo https://www.qgjeitinhocaseiro.com/seja-um-franqueado/, cadastrar seus dados, que lhe damos um retorno explicando como você pode ter um dos negócios mais rentaveis e se tornar um empreendedor de sucesso!