fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

O que podemos aprender com uma franquia de sucesso


O que podemos aprender com franquias que trilharam o caminho do sucesso?

As franquias fazem parte de um modelo de negócios, que está mais do que estabelecido, não só em nosso país, mas também em diversas partes do mundo. Cada vez mais é possível observar o sucesso que empresários que já investiram neste sistema vêm alcançando, assim como novos investidores, que se interessam a todo momento pela implementação de uma unidade, com a intenção de também se tornarem bem-sucedidos. 

É claro que tudo envolve muito esforço e dedicação, ou seja, não é porque se trata de um modelo já testado, que oferece algumas espécies de garantias, diferentes dos demais modelos, que, do dia para a noite, o futuro franqueado vai obter o tao sonhado sucesso, no segmento em que escolheu atuar. 

Se houver empenho, paciência e bastante perseverança, as chances de se destacar aumentam de forma significativa. Além disso, se o investidor procurar também aprender com as lições daqueles que vieram antes dele e conseguiram atingir resultados positivos no modelo de franchising, não há como ele também não se tornar um empresário do ramo de franquias bem-sucedido. 

Entendendo esta necessidade, no artigo de hoje vamos falar sobre os principais aprendizados que uma franquia de sucesso pode transmitir ao mundo empresarial como um todo. Continue conosco nessa leitura e descubra!

O que define o sucesso de uma franquia?

Como falamos aqui por diversas vezes, a população brasileira tem em si o espírito empreendedor. Muitas pessoas sonham em se tornar donas de seus próprios negócios, para que, dessa maneira, possam fugir da crise econômica pela qual o nosso país tem passado há alguns anos; para livrarem-se de empregos que lhes causam insatisfação e desmotivação; ou para tornarem-se prósperas e, com isso, alcançarem o patamar profissional e financeiro que sempre sonharam. 

Independentemente do motivo, a questão é que muitos acreditam que para conseguirem atingir este objetivo não é necessário tanto esforço e dedicação assim, e é exatamente este o ponto que faz a diferença entre um franqueado que faz sucesso e outro que não consegue alcançá-lo. 

A razão disso é que, para se tornar empreendedor, ainda mais no Brasil, que é um país repleto de burocracias e diversas outras particularidades, é essencial contar com bastante esforço e também muito preparo, uma vez que o futuro empresário terá que lidar com  leis trabalhistas, alta tributação, impostos difíceis de se entender, mudanças no governo, que acontecem de forma constante, entre diversos outros fatores, que vão lhe exigir, no mínimo, paciência. 

Neste contexto, como dissemos, o modelo de negócio implementado pelas franquias se destaca, pois se trata de algo testado e que traz resultados comprovados, justamente pela empresa já estar inserida no mercado, por ser uma marca reconhecida, por oferecer produtos e serviços que os consumidores já adquirem, entre outros processos, que beneficiam franqueadores e franqueados, praticamente na mesma medida. 

Porém, mesmo diante de tantas vantagens, elas não querem dizer e nem garantem retorno se o franqueado não se dedicar, se não esforçar e se não oferecer o seu tempo para fazer com que o negócio dê efetivamente certo. 

Assim como qualquer outro tipo de negócio, é preciso que o novo empresário entenda que, do momento em que decidir abrir a unidade em diante, ele dificilmente terá horários para sair da empresa, terá tempo para aproveitar feriados prolongados, longos períodos de férias, ou que poderá ainda contar com colaboradores para realizarem para ele as atividades que não lhe são prazerosas. 

O que define um franqueado e uma franquia de sucesso é o investidor entender e ter em mente que, principalmente no início do negócio, ele será o primeiro a entrar e o último a sair, ou seja, ele será o responsável por abrir e fechar a empresa diariamente, além de, se necessario, ter que colocar realmente a mão na massa, ajudando na limpeza, nos trabalhos de recepção, administrativos, entre outros processos, que, no futuro, vão lhe garantir a posição bem-sucedida que ele almeja. 

Com o passar do tempo, adotando esta postura, o novo franqueado vai perceber, que é nos pequenos detalhes do dia a dia que o sucesso realmente acontece, que é necessário que ele sempre esteja de olho em tudo, para ter a oportunidade de fazer ajustes importantes, e que fazer tudo o que o franqueador manda não é o suficiente, é preciso ir todos os dias além. 

Dessa forma, conseguimos entender que os fatores que fazem com que uma franquia seja de sucesso, principalmente em seu início, são, primeiro, o franqueado entender, que não, a partir de agora ele não é o seu próprio chefe, que ele irá sim trabalhar por longas horas durante o dia, se dedicando, superando seus limites e que é necessário que ele goste do que faz, pois tudo isso é o que vai fazer a toda a diferença na hora de conquistar as vitórias dentro de seu negócio. 

As lições que podemos tirar das franquias de sucesso

Como pudemos perceber, franquias de sucesso não nascem do dia para a noite. É necessário muita dedicação, trabalho duro, esforço, persistência e principalmente paciência, para que se tenha a oportunidade de alcançar o almejado destaque no mercado. 

Além disso, algo que é possível fazer é também conhecer as boas práticas adotadas pelas franquias que já chegaram lá e que podem transmitir aprendizados importantes, capazes de contribuir com a jornada empreendedora daqueles que estão começando agora a caminhar pela estrada do sucesso. 

Veja abaixo algumas das lições que podem ser aprendidas com as franquias de sucesso. 

Identifique os mercados mais promissores

Os franqueados que conquistaram sucesso, tiveram, antes de tudo, a perspicácia de analisar o mercado, de uma forma geral, com o objetivo de enxergar aqueles que são tendência e mais promissores para a realização de um investimento, que realmente traga resultados positivos no futuro. 

Investir nesta etapa, ou seja, na identificação dos mercados mais promissores, vai te ajudar a colocar o seu dinheiro naqueles que têm uma probabilidade maior de se sustentarem à longo prazo, o que garante também que você obtenha o retorno que almeja sobre o investimento que irá realizar. 

Invista em algo que você realmente goste

Sem sombra de dúvidas os franqueados, e porque não, os franqueadores de sucesso, só alcançaram este patamar em sua trajetória empresarial porque investiram em algo que realmente gostavam e continuam gostando de fazer. A razão disso é que eles entendiam que pecisariam de muito do seu tempo dedicado ao negócio, ou seja, sabiam que se não gostassem do estavam fazendo, as chances da franquia naufragar seriam reais. 

Neste sentido, no momento em que estiver buscando pelos mercados mais promissores, dê preferência àqueles que com os quais você mais se identifica e tem afinidade, pois isso será fator crucial para que o seu negócio seja próspero e você se mantenha atuante em seu segmento. 

Inove sempre

Algo em que franqueados devem investir, sejam eles mais experientes no mercado ou que estejam começando, é em inovação. É preciso adotar uma postura empreendedora e não se deixar abalar ou desmotivar pelas crises econômicas e notícias desanimadores dos veículos de comunicação, relacionadas ao setor. 

Assim, estar sempre inovando, investindo em melhorias e em ações que contribuam para o crescimento dos negócios é algo que fará toda a diferença na hora de alcançar ou não o sucesso. 

Esteja técnica e financeiramente preparado

Outro ponto ao qual os franqueados de sucesso se dedicaram foi à uma preparação técnica e financeira, antes de propriamente investir em alguma franquia. Eles pesquisaram, planejaram, estudaram bastante, para só depois darem início a este processo. 

Sendo assim, é importante que você siga o mesmo caminho e analise bem as informações, sobre a franquia na qual deseja investir, que dizem respeito a investimento inicial, custo operacional, capital de giro, prazos para que você obtenha o retorno sobre o que investiu, entre outros fatores financeiros, que vão te ajudar a tomar uma decisão mais consciente, verificando se o que você tem em caixa é o suficiente para que você realmente faça o investimento. 

Além disso, é necessário estar atento também à questões operacionais e técnicas, como, por exemplo, o suporte que o franqueador oferece ao franqueado, que é essencial para que qualquer tipo de franquia seja bem-sucedida. 

Mantenha-se atento às oportunidades

Empreendedores de sucesso, sejam eles franqueadores ou franqueados, têm o grande hábito de manterem-se sempre atentos a tudo o que acontece ao seu redor, pois sabem que a qualquer momento uma valiosa oportunidade pode surgir em seu caminho e eles precisam aproveitar.

Isso acontece, principalmente em momentos de crise, em que muitos só enxergam problemas e eles veem grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento de seus negócios. Por exemplo: se você está começando e está em busca de um ponto comercial para estabelecer o seu negócio, talvez este seja um momento para encontrar bons preços e negociar, já que o mercado não está dos melhores, principalmente para aluguel, compra e venda e imóveis. 

Dessa forma, é fundamental manter-se sempre atento, pois nunca se sabe o momento que uma grande oportunidade vai surgir.

Desenvolva um bom relacionamento com o franqueador

Os franqueados que obtiveram e continuam obtendo sucesso nas unidades que são de sua responsabilidade seguiram um passo a passo crucial para chegarem onde estão. Para a montagem de seus negócios, eles fizeram o dever de casa bem feito, ou seja, pesquisaram e conheceram a fundo as melhores opções de investimento, as redes com um histórico mais sólido no mercado, com boa reputação, entre outros fatores, e, partir disso, fizeram a escolha que estivesse de acordo com o seu perfil, dando, assim, início ao processo de planejamento, para tirar as ideias do papel.

Depois disso, ou seja, de seguir todas estas etapas, ao abrir suas unidades, eles se dedicaram 100% ao negócio e realmente vestiram a camisa da franquia, esforçando-se diariamente para fazer com que o negócio como um todo trouxesse resultados positivos, não só para ele, mas também para os demais franqueadores e para a rede franqueadora. 

Além disso, eles se empenharam e continuam se empenhando em um dos quesitos mais importantes, que é a relação franqueado/franqueador, que realmente precisa ser de parceria, como se fosse uma espécie de um casamento, onde ambos seguem regras e normas, cumprem seus deveres e obrigações, para que, dessa forma, seja possível alcançar bons resultados para todos. 

Como pudemos perceber o mercado de franquias é um mercado que requer esforço e bastante comprometimento por parte daqueles que dele fazem parte, sejam franqueados ou franqueadores. Para alcançar o sucesso, é fundamental entender que ele não ocorre do dia para a noite, ou seja, se não houver trabalho duro, paciência e muita persistência, não há como colher frutos bons e resultados duradouros no futuro. 

Sendo assim, se você quer ingressar ou já ingressou nesse mercado, e quer se tornar um empreendedor bem-sucedido, esteja preparado para arregaçar as mangas e trabalhar bastante, pois, fazendo isso, com certeza você estará apto a ter uma franquia de sucesso!

Gostou deste conteúdo? O que você achou do que apresentamos aqui? Deixe nos comentários suas impressões sobre o texto e continue acompanhando nossas postagens diárias!