fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

O que é o marketing mix e como pode ser aplicado ao modelo de franquias?


mix de marketing

Vamos entender um pouco mais sobre o mix de marketing

Hoje, mais do que nunca, todo e qualquer tipo de negócio precisa encontrar formas de atender às necessidades de seus clientes, de maneira assertiva, para que, dessa maneira, garanta a sobrevivência no mercado em que atua. São estratégias que servem para mostrar ao consumidor o valor dos produtos e serviços com os quais a empresa trabalha e que fará com que eles sintam-se atraídos e se permitam conhecer o que a marca tem a lhes oferecer. 

Pensar neste tipo de processo é fundamental, principalmente nos dias atuais, como dissemos acima. Isso porque a concorrência no mercado tem se mostrado cada vez mais acirrada e exige de todas as espécies de negócios estratégias bem elaboradas, que façam com que estes consigam chamar a atenção dos clientes e se destacar, ficando sempre à frente das demais empresas com as quais concorrem.

No mercado de franquias esta realidade não poderia ser diferente, ou seja, todas as empresas que atuam através deste modelo de negócios também precisam, constantemente, encontrar maneiras de se sobressair, caso contrário, poderão, brevemente, ser ultrapassadas em seus segmentos de atuação. 

Neste sentido, para ajudar empresários e empreendedores, sejam eles do mercado de franchising ou não, foi criado o marketing e o seu mix, que há muitos anos contribui para que empresas consigam sempre mostrar o seu melhor ao seu público consumidor. E é exatamente sobre este assunto que vamos falar no artigo de hoje. 

Se você tem uma unidade franqueada, ou é um franqueador, e deseja saber como o marketing mix em franquias é aplicado, venha conosco nesta leitura e confira tudo sobre este assunto.

Entendendo o mix de marketing

Criado pelo professor e autor Jerome McCarthy e popularizado por ninguém menos que Philip Kotler, considerado o guru do marketing, o chamado mix ou composto de marketing é uma representação dos quatro e principais pilares que fazem parte de praticamente toda estratégia proposta por esta metodologia. 

Também conhecido como os 4 Ps do marketing, sendo eles o Produto, Preço, Praça e Promoção, este mix tem como objetivo principal trazer molde à determinada estratégia de divulgação, para que, dessa maneira, seja possível alcançar o público-alvo definido dentro desta mesma estratégia.

Conheça um pouco mais sobre cada um destes elementos, a seguir:

Produto

O primeiro composto sobre o qual vamos falar é o Produto. Ele pode ser, tanto um serviço, ou um conceito, vai depender do que a empresa tem a oferecer a seus clientes, mas basicamente trata-se daquilo que um negócio sabe fazer de melhor. 

Este pilar tem como objetivo fazer com que o empresário e a sua equipe definam, da forma mais assertiva possível, os principais atributos e também as características do que a empresa oferece a seus clientes no mercado, para que, dessa maneira, estes consigam elaborar boas estratégias que demonstrem o valor agregado do produto e façam com que o cliente seja devidamente atraído para a marca. 

Aqui, a principal razão de ser do produto é atender e satisfazer, de maneira intrínseca, a alguma necessidade apresentada pelo mercado. 

Preço

O próximo pilar é o Preço. Trata-se do composto que garante o crescimento do lucro para a empresa, mas que também tem a responsabilidade de moldar a percepção que o consumidor tem e vai desenvolver com relação à marca. 

Assim, seja dentro ou fora do modelo de franquias, ao determinar um preço a ser cobrado pelo produto, é preciso definir, não só um valor que traga lucratividade, mas que esteja de acordo com o que o mercado costuma praticar. 

É sempre bom ter em mente que se o preço estiver muito abaixo do praticado no mercado, este pode acabar fazendo com que o produto seja considerado de baixa qualidade. No entanto, se o contrário acontecer, ou seja, se valor cobrado for muito acima do que se costuma encontrar, as vendas podem ser baixas, impactando, com isso, negativamente o desempenho da empresa.

Praça

Seguindo adiante, o próximo elemento que compõe o mix de marketing é a Praça, que basicamente faz referência à forma ou a como o cliente vai fazer para chegar até o seu produto ou a à sua marca. Aqui, é o momento de pensar, de maneira efetiva, nos canais distribuição que você vai utilizar, para alcançar o objetivo acima.

Para isso, é fundamental que você conheça bem o perfil do seu público-alvo, para que tenha a oportunidade de entender os seus hábitos de consumo e onde ele costuma realizar suas compras, se é através de uma loja física, das redes sociais, de sites de e-commerce e assim por diante. 

Com isso, entendemos que a definição da Praça, ou dos canais de distribuição da sua franquia, vai muito mais além do que simplesmente definir o ambiente onde a empresa vai realizar suas operações. É o momento de pensar também em como o cliente se comporta, para que, assim, seja possível determinar o local de maior atuação.

Promoção

O último pilar deste importante composto sobre o qual estamos falando hoje aqui em nosso blog é a Promoção. Frequentemente confundida com o conceito em si de marketing, a Promoção diz respeito, na verdade, a tudo que é feito para promover e divulgar ainda mais a empresa, seus negócios, a sua marca, produtos ou os serviços que oferece. 

Ela basicamente tem como objetivo atrair e trazer mais clientes para os negócios, fazendo com que estes façam mais aquisições e, consequemente, as vendas aumentem, aumentando, também, o reconhecimento da marca em todo o mercado.

Para atingir tais objetivos o franqueado ou franqueador podem se valer de estratégias de propaganda, publicidade, vendas, promoções, boca a boca, marketing direto, relações públicas, entre outras.

O mix de marketing aplicado às franquias

É importante destacar que cada um dos elementos dos famosos 4Ps do marketing têm uma relação de interdependência, ou seja, eles funcionam de forma conjunta e se complementam entre si. 

Assim, ao terem suas forças devidamente somadas, eles exercem o real poder de aumentar o faturamento da franquia, conferir-lhe vantagem competitiva, contribuir para a identificação das necessidades mais intrínsecas dos clientes e, consequentemente, melhorar, de forma significativa, a qualidade do serviço prestado, tanto dentro da unidade franqueada, quanto da franqueadora.

A seguir, vamos demonstrar como o marketing mix em franquias é aplicado.

Produtos

No modelo de franquias conforme o conhecemos, os produtos e serviços já chegam ao franqueado praticamente determinados, algo que o impede de fazer alterações naquilo que já é oferecido pela empresa. Isso só pode acontecer se a proposta de modificação do mix de serviços estiver de acordo com a estratégia da marca e forem permitidos por ela. 

Entretanto, nada impede o franqueado de buscar e deixar claro para o público os diferenciais que a unidade dele possui, pois, com isso, ele consegue se destacar diante dos demais. É uma forma de fazer isso é exatamente através dos produtos que são ofertados pela rede da qual ele faz parte. 

Preço

No que diz respeito ao preço, na unidade franqueada ele tem uma flexibilidade maior, no entanto, é preciso tomar um cuidado especial neste sentido, para que ele não interfira no valor tangível relacionado à marca em si. 

Assim, para que definições de preço nas franquias sejam feitas de forma mais assertiva, é necessário que se obtenha um conhecimento prévio sobre os elementos que compõem os números da marca. 

Praça

Quando o investidor entra no universo das franquias, ele se insere em um cenário que já tem uma marca conhecida e com valor percebido no mercado pelos clientes. Mas isso não é impeditivo para que ele analise a forma como a franquia em si está realmente disponível para o consumidor. 

Neste caso, o que o franqueado pode verificar são os canais de comunicação, a oferta e captação, entre diversos outros elementos, que vão lhe permitir ter uma visão mais ampla sobre a praça em que a empresa atua, para que, com isso, ele tenha a oportunidade de sugerir estratégias de melhoria.

Promoção 

Por fim, a promoção no âmbito das franquias é um pilar que pode ser aplicado, levando em consideração o fato de que a marca já está estabelecida no mercado. Sendo assim, o ideal é alinhar a comunicação que é realizada pela empresa, bem como todas as ações que são feitas neste sentido. 

Neste ponto, o franqueador vai aproveitar ao máximo tudo o que a rede tem a possibilidade de ofertar, explorando os canais de comunicação que ela utiliza, assim o potencial de todos eles, já que, ao fazer isso, suas chances de destacar a sua unidade e também a marca, de maneira geral, são muito maiores. 

A partir deste conteúdo, conseguimos perceber o quanto o marketing e o seu mix são essenciais para o sucesso de empresas e também das mais diversas redes de franquias. 

O que você achou do que compartilhamos aqui? Gostou de saber mais sobre marketing mix em franquias? Deixe seu comentário e nos diga como este processo funciona na sua unidade.