fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Mobile Marketing – Se você não faz está perdendo


mobile marketing

Estar adaptado ao mobile é uma questão crucial para o sucesso do seu negócio

Com certeza para todos os lugares que você vai ele está com você. Até mesmo dentro da sua própria casa, você anda com ele para cima e para baixo, passando quase que o dia inteiro de olho nele. Mas não é para menos também, já que através dele você se atualiza, mantém contato com seus amigos, realiza negócios, e por aí vai. 

Com certeza você já deve imaginar sobre o que estamos falando, não é mesmo?! Sim, é sobre ele mesmo, o smartphone, que basicamente é tido como uma extensão de nosso próprio corpo, já que estamos com ele a todo momento, carregando-o para todos os lugares que vamos, resolvendo problemas através dele, trabalhando, nos divertindo, enfim, facilitando a nossa vida de todas as formas possíveis com poucos toques. 

Por se tratar de algo tão presente em nossa vida, as empresas passaram a enxergar a interação que temos com nossos aparelhos celulares como uma oportunidade de se manterem conectadas conosco, mostrando o valor de seus produtos, serviços e de suas marcas em si, de maneira simples e com o objetivo de sempre manterem a proximidade com o consumidor

Este processo é conhecido como mobile marketing e é exatamente sobre esta estratégia que vamos falar e abordar um pouco mais no artigo de hoje. Venha conosco nesta leitura e confira:

O que é mobile marketing?

Quando se fala em mobile marketing está-se falando sobre a estratégia utilizada pelos mais diversos tipos de empresas para aumentar a sua interação, relacionamento e influência sobre um público-alvo específico, através das funcionalidades disponíveis em cada dispositivo móvel, como é o caso de celulares, tablets e diversos outros tipos de aparelhos.

As marcas que investem em mobile marketing conseguem ter bons resultados através desta estratégia, pois ela permite que empresas se destaquem em seus segmentos de atuação, conseguindo, com isso, inúmeras vantagens, que lhes deixarão cada vez melhores aos olhos de seus clientes.

Principais ações de mobile marketing

No que diz respeito à mobile marketing, são diversas as ações que podem ser implementadas. Confira abaixo algumas das principais:

SMS Marketing

Por mais que cause estranheza, o SMS marketing é uma das estratégias pioneiras de mobile marketing que diversas empresas utilizaram e ainda continuam utilizando, para manter contato no dia a dia com seus clientes. 

Nada mais é que o envio de mensagens de texto, para pessoas já cadastradas na base de contatos da empresa. Trata-se de uma estratégia de bastante utilidade, pois contribui para que as marcas mantenham o relacionamento com seus clientes, lembrando-lhes de datas de pagamento, status de pedidos, informações sobre promoções, descontos, cupons e por aí vai.

Um dos fatores que fazem com que o SMS marketing seja tão vantajoso é que a sua taxa de abertura se aproxima dos 98%, algo que é bem alto, principalmente se compararmos com outros tipos de estratégias, como é o caso do e-mail marketing.

Bluetooth marketing

Também conhecido como Marketing de Proximidade, o bluetooth marketing nada mais é que uma estratégia em que se utiliza o bluetooth dos aparelhos, para fazer o compartilhamento e a transmissão de arquivos multimídia para as pessoas, que falem sobre a empresa, seus produtos e serviços

A vantagem está principalmente no fato de ser uma estratégia completamente gratuita, que simplesmente não exige dos negócios um custo de manutenção, por exemplo, para que estes tenham a possibilidade de continuar compartilhando arquivos com seus clientes e futuros consumidores.

Sites responsivos

A próxima ação de mobile marketing sobre a qual vamos falar são os sites responsivos. Trata-se de um processo que garante que os usuários que acessem a página das empresas na internet, seja por smartphone, tablet, ou qualquer outro tipo de dispositivo, consigam visualizar tudo o que está no site corretamente e com rapidez. É uma estratégia essencial, não só dentro do mobile, mas também do marketing digital como um todo.

Além de ser considerada uma estratégia que facilita a vida dos usuários, no momento em que estão navegando pela página, é também um quesito analisado pelo Google para um melhor ranqueamento dos sites em seus mecanismos de busca.

QR Code marketing

Antes de qualquer coisa, primeiro é preciso explicar o que é QR Code. Trata-se de uma tecnologia que se parece com um código de barras em 2D, em que a pessoa que utiliza um smartphone, por exemplo, consegue, através da câmera de seu celular, escanear e fazer a leitura deste código, onde o usuário passa a ser direcionado para uma outra página. 

É considerada uma estratégia verdadeiramente eficiente e que traz bons resultados para as empresas, pois amplia o alcance de suas estratégias de marketing tradicional, conseguindo redirecionar o consumidor para suas páginas de produtos ou serviços, com segurança e rapidez. 

O código QR pode ser inserido em panfletos, diretamente na televisão, como temos visto bastante nos últimos tempos, no próprio celular, entre outros locais, que permitam a leitura e o acesso fácil ao que a empresa deseje apresentar e promover ao cliente. 

Por que é importante investir em mobile marketing?

Um dos fatores que faz com que seja verdadeiramente importante as empresas adotarem o mobile marketing como uma de suas estratégias é o fato de que a quantidade de usuários de smartphones tem crescido cada vez mais ao redor do mundo, sendo que, em alguns casos, existem até mesmo pessoas que possuem mais de um aparelho: um para uso pessoal e outro para uso profissional.

Além deste ponto, que, por si só já é bem convincente, existem alguns outros que podem te ajudar a entender ainda mais as vantagens que o mobile marketing confere às marcas que dele se utilizam. Veja quais são elas abaixo:

O crescimento das compras via mobile

A cada ano que passa aumenta o número de compras feitas via mobile, algo que está diretamente ligado também ao aumento do número de dispositivos móveis que entra no mercado constantemente. 

Sabendo disso, é essencial que empresas direcionem parte de seus investimentos em mobile marketing, pois ao fazer isso, aproveita-se grandes oportunidades para se destacar, alcançar o público-alvo e vender cada vez mais.

Como deu para perceber e dissemos no título deste conteúdo, se você não faz ou não investe em mobile marketing, com certeza está perdendo bastante posicionamento no mercado, principalmente para seus concorrentes, que já se utilizam da estratégia. 

Assim, a nossa dica é que você faça uma análise da realidade do seu negócio e veja de que maneira é possível inserir as ações de mobile marketing no dia a dia. Fazendo isso, com certeza você terá excelentes resultados, em um curto espaço de tempo. 

Agora conte-nos: você gostou de saber um pouco mais sobre este assunto? Quais outros temas gostaria de ler aqui? Deixe nos comentários as suas sugestões e lembre-se de continuar nos acompanhando, pois todos os dias tem novos conteúdos para você aproveitar.