fbpx
Grupo QG

BLOG

Sejam bem vindos ao blog do Instituto Grupo QG, aqui
você fica sempre atualizado sobre nossas novidades.

Como funciona a gestão de compras em um restaurante?


gestão de compras

O que é como funciona a gestão de compras de um restaurante?

A rotina de uma empresa envolve muitas questões, mas uma delas com certeza é as compras que ela tem que realizar quase que diariamente. Quando se trata de um restaurante então é uma assunto bastante recorrente, que precisa ser tratado com cuidado e atenção, já que as compras de ingredientes e matérias primas para se fazer os pratos é praticamente a alma do negócio. 

Dessa forma, é preciso ter uma gestão de compras eficiente para evitar desperdícios e conseguir melhorar os resultados do seu restaurante. Ou seja, é uma questão estratégica fazer esse controle de compras. Por isso, vamos hoje abordar alguns aspectos importantes que circundam uma boa gestão de compras. 

O que é a gestão de compras?

A gestão de compras fica por conta da realização e elaboração de um processo de compras eficientes para uma empresa. Esse planejamento vai definir estratégias que sejam capazes de viabilizar a aquisição dos insumos necessários para a produção, além dos itens essenciais para o funcionamento e manutenção do negócio.

Nesse sentido, essa área é responsável por fazer negociações com os fornecedores, procurando sempre reduzir custos e ao mesmo tempo conseguir manter a qualidade dos itens a serem adquiridos, com o intuito de conseguir otimizar os custos de produção. Isso se mostra um grande desafio, não é mesmo? Por isso, vamos ver a seguir algumas dicas para que você consiga realizar uma gestão de compras eficiente e sem passar sufocos.

Como fazer a gestão de compras – Conheça algumas dicas!

A gestão de compras deve sempre estar atenta ao setor de vendas e ao estoque do seu restaurante. Fazer uma gestão de compras eficiente não se trata apenas de adquirir ingredientes e matérias-primas necessárias, mas conseguir entender qual é a demanda de vendas do seu restaurante, assim como em que pé anda o seu estoque de produtos. Fazendo a coalizão de informações desses três setores (vendas, estoque e compras) se cria condições eficazes de análises do processo de compras. Veja, então, algumas dicas para que você consiga ver como agregar essas informações.

1 – Faça um planejamento de compras

É necessário inicialmente fazer uma estruturação de um departamento de compras. Se não for possível ter colaboradores especificamente voltados para essa área, conseguir reunir as informações referentes às compras em um único lugar e as deixar organizadas já é um ótimo começo para um departamento de compras.

Após reunir essas informações em um único lugar, você consegue entender a sua demanda de compras. Com isso, você vai conseguir determinar e entender se há ou não sazonalidade de um determinado item, se há aumento de preço de determinado ingrediente em algumas épocas do ano, qual prato é o mais vendido em determinado período. Com isso você será capaz de prever os gastos com as compras. 

2 – Preste atenção no seu estoque e nas suas vendas!

O estoque e as vendas estão dentro do que se chama de ciclo de compras, já que elas vão depender dos produtos que se tem no estoque e em uma previsão de vendas. É preciso fazer uma balanço entre esses dois aspectos do seu restaurante. Nesse sentido, é necessário identificar no planejamento o nível mínimo de estoque para que sempre que for atingido, realizar novas compras.

Determinar esse limite mínimo de estoque requer conhecimento do seu fluxo de produção e uma projeção básica sobre as vendas. Fazendo um controle básico de fluxo de caixa diário, por exemplo, é capaz de gerar informações sobre as perspectivas de venda e mesmo uma ideia básica de expectativa de vendas em determinado período de tempo. Com isso é possível prever algumas constâncias das vendas que você faz em seu restaurante. Um exemplo disso, é o maior movimento que geralmente ocorrem aos finais de semana nos restaurantes e, para evitar qualquer insatisfação para o cliente, você já consegue fazer uma previsão mínima de estoque necessário para atender essa demanda. 

3 – Tenha fornecedores parceiros 

Como já vimos é praticamente impossível fugir das compras na rotina de uma empresa, e consequentemente será praticamente impossível não ter que lidar com fornecedores. Nesse sentido, é essencial para o seu restaurante desenvolver uma parceria estratégica com os seus fornecedores. Para isso, ao elaborar o seu planejamento de compras é necessário prestar atenção a três aspectos para escolher de forma assertiva os seus fornecedores parceiros, quais sejam: preço, prazo e confiança.

Para conhecer os preços de fornecedores é preciso realizar orçamentos. Aqui vale aquela velha regra que aplicamos para quase tudo na vida que é a de pesquisar e fazer pelo menos 3 orçamentos. Com isso você já consegue minimamente ver qual é o mais caro, o mais barato e qual é o preço médio de mercado de determinado item. 

Outro ponto importante e que merece destaque é avaliar se o fornecedor está disposto a negociar o preço e formas e condições de pagamento. Isso é uma questão bastante estratégica, pois em determinados casos, o pagamento só será viável após receber o produto e aí que você será capaz de avaliar se esse fornecedor realmente será seu parceiro de negócios.

Após essa análise de preços, passa-se para a avaliação sobre os prazos de entrega, já que você precisa avaliar se os prazos que o fornecedor solicita vão atender às necessidades do seu restaurante. Outro ponto a ser avaliado é se esse fornecedor consegue te atender em situações de emergência.

Mesmo a relação que você vai estabelecer com os seus fornecedores são estratégicas e de negócio, é preciso que você confie no seu fornecedor. Esse é um critério bastante objetivo, não temos pontuações objetivas e definidas para te sugerir, você deve seguir seu instinto mesmo para que consiga adquirir os seus produtos que precisa com preço bom, prazo de entrega cumprido e qualidade assegurada. 

4 – Se possível, faça uso de um sistema de gestão

Já abordamos algumas vezes aqui a importância de se ter um sistema de gestão para controlar os mais variados aspectos que dizem respeito ao dia a dia de um restaurante. Para fazer a gestão de compras é com certeza um diferencial que o seu negócio pode ter, uma vez que fazer uso da tecnologia disponível no mercado pode otimizar muitos processos e controle de informações. São ferramentas que auxiliam estrategicamente o processo de decisão através da reunião de dados referentes ao seu negócio, o que possibilita escolhas assertivas para o seu restaurante. 

Geralmente, essas ferramentas conseguem controlar vários números e estabelecer vários processos. Como vimos é muito importante para fazer uma gestão de compras é prestar atenção ao estoque e às vendas e com um sistema de gestão você consegue acompanhar simultaneamente todos esses aspectos. Se você deseja profissionalizar o ciclo de compras do seu restaurante, com o intuito de reduzir gastos e, via de consequência, aumentar a sua lucratividade, adotar um sistema de gestão pode ser o diferencial que você estava precisando.

E, então, o que você achou das nossas dicas sobre como fazer uma gestão eficiente de compras do seu restaurante? Você já faz esse controle no seu restaurante? Aproveita para deixar aqui nos comentários uma dica que você tenha para nos dar ou mesmo o que achou do nosso artigo de hoje. Compartilhe também esse conteúdo com seus amigos em suas redes sociais!